terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Endomarketing - Parte I

OS FUNDAMENTOS DO ENDOMARKETING

O desdobramento apresentado ao lado, abaixo da esfera, oferece uma compreensão abrangente e criteriosa.

Todas as organizações, por questões estratégicas, necessitam privilegiar na mesma proporção seu público externo e interno.

Os fundamentos do Endomarketing criados por Saul Faingaus Bekin em 1990, formam a base para facilitar a compreensão, e principalmente, a adoção do instrumental do Endomarketing. A prática exige principalmente atuação integrada, sinérgica, entre Marketing, Operações, e obrigatoriamente Recursos Humanos

Com o advento da "knowledge economy" ou a economia do conhecimento, superando cada vez mais a importância de possuir capital ou ativos, o grande diferencial recai nas pessoas. Manter atentamente um alto grau não só de informação mas de comunicação com o público interno, é o que determina que toda a empresa caminhe uniforme numa mesma direção estratégica. A conectividade com novas tecnologias de telecomunicação deve ser usada para a disseminação interna de informações e conhecimento. A intranet, ou B2E - business to employees, é a mídia ideal do Endomarketing, construindo um relacionamento estruturado com este publico através do uso do ERM - Employee Relationship Management.

Tão ou mais importante que a comunicação dentro de uma mesma área entre o superior e seus subordinados diretos é a comunicação entre pares - isto é, entre os diretores, os gerentes entre si, os supervisores entre si, que possam assim, otimizar informações e resultados. Isso assegura que a empresa fale sempre um mesmo idioma. Não é demais ressaltar que comunicação e informação são elementos fundamentais nesse processo, já que favorecem a formação de imagem no ambiente interno como um todo.

Se olharmos atentamente para os fundamentos do Endomarketing, identificaremos neles as diretrizes para um eficaz e objetivo plano de ação de Endomarketing. Poderão ser definidas prioridades e objetivos a atingir. Isso significa dizer que se marketing visa construir relacionamentos com os públicos externos da organização, seus stakeholders, então o Endomarketing visa estabelecer um processo de trocas que construa lealdade no relacionamento com o público interno. E o ponto de partida rumo a essa lealdade é que os funcionários conheçam tão bem quanto possível os objetivos da organização, com o detalhe adicional - mas não menos importante - que esses objetivos estejam harmonizados com os objetivos individuais destas pessoas. Assim, é possível fortalecer o vínculo da empresa com o funcionário, de tal maneira que o resultado final corresponda à melhora do valor de mercado desta organização.

A expansão externa de uma organização só ocorre se houver uma abertura interna das mentes. O relacionamento produtivo entre a empresa e sua comunidade é que determina a ampliação de suas fronteiras externas. Um decorre do outro. Fica claro que a empresa precisa conhecer muito bem seu público interno para adequadamente comunicá-lo de seus objetivos.

Pode-se então evoluir para identificar empresas conscientes para o efeito holístico do Endomarketing.

DEFINIÇÃO DO ENDOMARKETING:

Ações gerenciadas de Marketing dirigidas ao público interno - funcionários - das organizações e empresas focadas no lucro, organizações não-lucrativas e governamentais, e as do 3º setor - ONG’s, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.
CONCEITO DO ENDOMARKETING:

Um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado.

Apoiado em B2E / ERM, como opções usa-se comunicação interna pessoal, impressa, telefônica, eletrônica, ou digital.

B2E = business to employees
ERM = Employee Relationship Management

OBJETIVO DO ENDOMARKETING:

Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade nos relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer estas relações, melhorando assim o valor de mercado.

FUNÇÃO DO ENDOMARKETING:

Integrar a noção de “cliente” - aplicando-se recursos de B2E / ERM / Branding Interno - nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos.

B2E = business to employees
ERM = Employee Relationship Management
Marketing A Função de Marketing está em todos os recursos e atividades de uma organização que têm um impacto na imagem da empresa, na opinião dos clientes, e sobre o comportamento de compra presente e futuro deles. Marketing faz promessas Endomarketing cumpre !

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