terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Para Pensar! III

A felicidade de fazer os outros felizes

Havia dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital.

Um deles podia se sentar na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.

A sua cama estava junto da única janela do quarto. O outro homem tinha que ficar sempre deitado de costas.

Os homens conversavam horas e horas. Falavam das suas mulheres, famílias, das suas casas, dos seus empregos, dos seus aeromodelos, onde tinham passado as férias...

E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que conseguia ver do lado de fora da janela.

O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela.

A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes, chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos..

Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vislumbrada no horizonte.

Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava as pitorescas cenas.

Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia passar: Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas.

Dias e semanas passaram. Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida, o homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. A enfermeira ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.

Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.

Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.

Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela que dava, afinal, para uma parede de tijolo!

O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.

A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. Talvez quisesse apenas passar alguma coragem pra ele...

Moral da História:
Existe uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas.

A dor partilhada é metade da tristeza, mas a felicidade, quando partilhada, é dobrada.

Se você quer se sentir rico, conta todas as coisas que você tem que o dinheiro não pode comprar.

"O dia de hoje é uma dádiva, por isso é que o chamam de presente."

Livro Parte III

Mas se nós começássemos acordar, começaríamos a pensar diferente começaríamos dizendo que:

Nada disso é verdade, ninguém pode fazer isso conosco sem a nossa permissão, nem mesmo tem o poder de nos maltratar, aborrecer, magoar, humilhar, na verdade nós é que permitimos que tudo isso aconteça.

O grande problema do ser humano é que ele sempre busca tirar dele a responsabilidade da sua própria felicidade, nós como sujeito, temos o poder de valorizar os objetos, e os objetos são todas as coisas que não seja nós mesmos, como as pessoas, acontecimentos, eventos, coisas, enfim tudo que não seja nós mesmo, como cabe a nós darmos valor aos objetos e como existe dois tipos de valores, valores objetivos e subjetivos, os objetivos são valores geralmente impostos a coisas (produto ou serviços) que tem um valor relativamente igual para todas as pessoas, ex: um carro, uma caneta, etc... já os subjetivos depende de cada sujeito, não tem preço unico, cada sujeito é que diz o quanto vale pra ele aquele objeto, então seria injusto dizer que alguém me maltratou ou humilhou-me sem que eu permita, pois será sempre o sujeito que dirá o quanto vale o que aquela pessoa estar tentando fazer com ela. Vamos imaginar assim, se temos consciência quais as coisas mais valiosas para nós, e qual seria essas coisas? Vamos lá, podemos dizer que algumas da mais importante seria a paz, a liberdade, a saúde e é claro a felicidade, partindo dessa afirmação chegamos a conclusão que o nosso problema e desilusões não vem das outras pessoas, e sim da nossas desorganização na hora de valorizar os objetos dentro das nossas vidas, pois se achamos que a felicidade, saúde, paz, etc. são tão importante, porque colocamos sempre elas em segundo ou terceiro plano em nossas vidas, vamos supor que alguém lhe assalte e leve o seu dinheiro do mês, por maior que seja os problemas que vá causar a falta do dinheiro, jamais com certeza poderá ser igualar a sua paz, saúde ou felicidade, mas quanta vezes por situações menores perdemos nossas paz, nos estressamos e com isso gerando em nós problemas com nossa saúde, na verdade além de perder o valor em questão adquirimos outros prejuízos, inclusive de ordem material com as consultas com médicos e remédios.

Vamos supor que o problema não seja material e sim sentimental, alguém que você gosta lhe deixa, ou você perde o emprego, alguém lhe trata rudemente dizendo coisas horríveis, ainda assim é o sujeito que diz o quanto vale cada situação para ele, novamente ele deve pensar quais as coisas mais importante na minha vida e a partir daí dar sempre o valor que cada coisa merece, e seguindo o mesmo raciocínio nenhum dos exemplos acima citados deve ser maior que a sua, felicidade, paz, bem estar, saúde, etc. portanto não podemos dizer que os outros fizeram ou fazem algo conosco, isso jamais acontece sem que permitamos.

Quando assumimos a responsabilidade por nossas vidas e nossa felicidade paramos de dizer que perdemos tempo, anos, ou qualquer coisa por causa dos outros. Tudo isso acontece porque não nos amamos o suficiente, nos falta auto estima, amor próprio, é necessário falar pra si mesmo eu me amo, eu mereço e posso, temos que deixar de baixar a cabeça e levantar a cada manhã e dizer a si mesmo, eu sou dono(a) somente deste momento e vou fazê-lo o melhor da minha vida. Minha vida é uma grande festa onde existe um grande salão lindo cheio de coisas valiosas como, paz, felicidade, bom humor, carinho, honestidade etc e devemos nos colocar a porta deste salão onde receberemos nossos ilustres convidados, pessoas, sonhos, relacionamentos, e tudo aquilo que você quer que faça parte da sua vida, é claro que como em qualquer festa há sempre a possibilidade de que por qualquer motivo falte alguém, e você ficar sem esse convidado na sua vida, mesmo assim a festa deve continuar, até porque a festa não é feita de somente de um convidado e pense, a sua vida de verdade é o seu salão, nele já existe tudo para que você possa se realizar, convidamos para que todos possam igualmente usufruir do que temos dentro de nós, acabar a festa porque um ou outro convidado não veio, ou esquecer os outros desvalorizando-os é deixar de valorizar tudo que você é, portanto devemos fazer o convite e dizer é um prazer recebê-los(as) na minha festa (vida), para aquele que vieram sejam bem vindos, para aquele que não vieram, sinto muito por vocês pois deixaram de participarem comigo deste momento maravilhoso, que é a minha existência,mas a festa continuará com a mesma grandeza.

Partindo deste principio chegamos a conclusão que somos os unicos responsáveis por nossa felicidade. Mas alguém pode dizer, a vida as vezes é amarga, não nos dar oportunidades iguais, há coisa que estão fora do nosso controle, doenças, acidentes, fatalidades,etc, sem falar que fazer tudo isso é muito difícil.

O destino, sabemos que vivemos num mundo de diferenças, onde as oportunidades não são as mesmas, pessoas nascem em baixo dos viadutos, comendo restos e convivendo com a violência, enquanto outros nascem em palácios, longe das misérias, cercados por seguranças, claro que temos um grande problema social, e ninguém quer aqui fazer apologia a pobreza, mas não se consegue mudar nada sem uma mudança interna, é essa mudança que nos prepara para as adversidades e nos mostra caminhos para lutar por situações mais humanas, só estando saudáveis internamente é que conseguiremos transformar a realidade, pois há coisas que não temos culpa de existirem, mas nos cabe sempre a responsabilidade de como reagir perante elas, e se são coisas danosas, a nossa reação deve ser sempre em busca de melhor recompor a realidade e a vida, por exemplo, nesta consciência ninguém é responsável pelo seu nascimento , mas nasceu e esta é a realidade, seja aonde que você tenha nascido e como nasceu, faz parte da sua historia, mas nossa historia é dividida em duas partes, que eu chamo: consciência do caminho interno e consciência do caminho externo, ou seja, todo homem nasce com um destino, o destino, são fato e acontecimentos que fugirão a sua vontade e desejo, mas destino não é tudo que acontece na nossa vida, aonde nascemos, algumas doenças e fatalidades, fazem parte de uma historia já escrita que podemos chamar de destino,não pense que a vida toda é feita pelo destino, não se engane o destino só é feito de eventos que estão além da nossa vontade, o destino só é responsável por 20 a 30 % da nossa consciência externa, o grande problema é que o homem vive 99% da sua vida dentro da consciência externa, isso lhe causa uma dependência muito grande dos acontecimentos externos, e a vida fica desequilibrada, sobrecarregando um lado só da existência, a falta do desenvolvimento da outra parte, causa um buraco imenso dentro dos seres humanos, por isso nada está bom em suas vidas, por isso a falta de felicidade.

O grande segredo está em viver profundamente a sua consciência interna, dela dependera a forma de caminhar no externo, o interno é o alicerce para evolução do dia a dia, o interno é que lhe dará estrutura para se conduzir perante o destino, e lhe dará sabedoria para mudar caminhos, mesmo que as pessoas não tenham as mesmas oportunidades não é motivo para infelicidade ou tristezas, olhe se as oportunidades fossem iguais, onde todos pudessem ser ricos, saudáveis, bonitos e famosos, não teríamos suicídios, depressões, alcoolismos, etc , entre as pessoas que já possuem isso, na verdade o que vemos muita vezes é o contrario, pessoas que tem tudo isso são muito mais neuróticas e infelizes.

Se partimos do ponto que devemos trabalhar o nosso interno, porque é ele que servirá de base para a construção do externo, começamos neste momento criar uma parceria com o destino, gerando outros caminhos a serem percorridos e aqueles que não for possível evitar, será vivido com grandeza, pois estaremos preparados para evoluir dia a dia, e mais acordados tomarmos para nós a tarefa de aceitar a felicidade que sempre esteve conosco, e deixar essa luta insana e perdedora de tentar encontrar a felicidade no externo,.

Endomarketing - Final

O Endomarketing.com tem por principal proposta a construção do conhecimento em torno dos temas que cercam o desempenho humano nas organizações.

O tratamento estratégico dos recursos humanos é para o Endomarketing a sua principal fonte de inspirarão. Por isso, buscar estabelecer suas conexões com temas centrais para a Gestão de Pessoas, tais como a Gestão do Conhecimento, a Gestão do Clima Interno, o Empowerment, entre outros, é essencial para estabelecer sua real capacidade de influir nos resultados organizacionais.

Cada novo link estabelecido fortalece a noção de que o Endomarketing pode estar presente em cada ação de mobilização das pessoas, e que só isso já representa um enorme potencial transformador.

O QUE É?

Uma das mais novas áreas da ciência da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto, marca ou imagem para seus clientes as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo?
Significa a utilização de ferramentas de marketing, comunicação, recursos humanos e psicologia para promover integração, envolvimento e absorção de novas filosofias, informações, estratégias e práticas operacionais para o mercado interno de uma organização.
O endomarketing surge como elemento de ligação
entre o funcionário, o produto e o cliente.
E "vender" o produto, marca ou imagem para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
Se realmente as empresas ficassem atentas em fazer o marketing interno antes do externo, ouviríamos menos “casa de ferreiro, espeto de pau”...

OBJETIVOS

1. Integrar a noção de “cliente” nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços .
2. Fazer com que diversos departamentos da empresa e seus funcionários compartilhem os valores e objetivos da empresa.
3. Consolidar a base cultural estabelecida, bem como acelerar qualitativamente a sinergia da integração e do comprometimento, através do reconhecimento e valorização do ser humano.
4. Apontar de que forma o setor de Marketing, Recursos Humanos podem se RELACIONAR para trabalhar o Cliente.
5. Melhorar o nível de comunicação e coesão em todos os níveis da Organização.
6. Servir como instrumento para estimular o desenvolvimento de qualidades exigidas para o enfrentamento de crises e ganho de competitividade empresarial: talentos, capacidade, visão.
7. Identificar a percepção da motivação vista como “meus motivos para a ação”.
8. Sensibilizar o "cliente interno" para motivação pessoal, profissional e para a vida.
9. Maximizar os canais de Comunicação (comunicação facilitada ENDO-equipe, ou seja dentro ) & Relacionamento.
10. Fomentar o senso de Equipes x “Equipes”.
11. Estimular mudanças de hábitos e quebra de paradigmas.

FORMA DE TRABALHO

1. Avaliação dos objetivos e intenções da organização com o projeto.
2. Diagnóstico institucional.
3. Elaboração do Projeto de Endomarketing,
4. Plano de Ação.