terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Endomarketing - Final

O Endomarketing.com tem por principal proposta a construção do conhecimento em torno dos temas que cercam o desempenho humano nas organizações.

O tratamento estratégico dos recursos humanos é para o Endomarketing a sua principal fonte de inspirarão. Por isso, buscar estabelecer suas conexões com temas centrais para a Gestão de Pessoas, tais como a Gestão do Conhecimento, a Gestão do Clima Interno, o Empowerment, entre outros, é essencial para estabelecer sua real capacidade de influir nos resultados organizacionais.

Cada novo link estabelecido fortalece a noção de que o Endomarketing pode estar presente em cada ação de mobilização das pessoas, e que só isso já representa um enorme potencial transformador.

O QUE É?

Uma das mais novas áreas da ciência da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto, marca ou imagem para seus clientes as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo?
Significa a utilização de ferramentas de marketing, comunicação, recursos humanos e psicologia para promover integração, envolvimento e absorção de novas filosofias, informações, estratégias e práticas operacionais para o mercado interno de uma organização.
O endomarketing surge como elemento de ligação
entre o funcionário, o produto e o cliente.
E "vender" o produto, marca ou imagem para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
Se realmente as empresas ficassem atentas em fazer o marketing interno antes do externo, ouviríamos menos “casa de ferreiro, espeto de pau”...

OBJETIVOS

1. Integrar a noção de “cliente” nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços .
2. Fazer com que diversos departamentos da empresa e seus funcionários compartilhem os valores e objetivos da empresa.
3. Consolidar a base cultural estabelecida, bem como acelerar qualitativamente a sinergia da integração e do comprometimento, através do reconhecimento e valorização do ser humano.
4. Apontar de que forma o setor de Marketing, Recursos Humanos podem se RELACIONAR para trabalhar o Cliente.
5. Melhorar o nível de comunicação e coesão em todos os níveis da Organização.
6. Servir como instrumento para estimular o desenvolvimento de qualidades exigidas para o enfrentamento de crises e ganho de competitividade empresarial: talentos, capacidade, visão.
7. Identificar a percepção da motivação vista como “meus motivos para a ação”.
8. Sensibilizar o "cliente interno" para motivação pessoal, profissional e para a vida.
9. Maximizar os canais de Comunicação (comunicação facilitada ENDO-equipe, ou seja dentro ) & Relacionamento.
10. Fomentar o senso de Equipes x “Equipes”.
11. Estimular mudanças de hábitos e quebra de paradigmas.

FORMA DE TRABALHO

1. Avaliação dos objetivos e intenções da organização com o projeto.
2. Diagnóstico institucional.
3. Elaboração do Projeto de Endomarketing,
4. Plano de Ação.

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